Notícias

Manuel Bastos Tigre nasceu no dia 12 de março de 1882. Em 1906, depois de finalizar seu curso de Engenharia, foi fazer um aperfeiçoamento em eletricidade, nos Estados Unidos. Lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que o deixou interessado pela profissão. Aos 33 anos, Manuel foi trabalhar com biblioteconomia. Ficou em primeiro lugar no concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Entre 1945 e 1947, trabalhou na Biblioteca Nacional e depois assumiu a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil.
Biblio Tech é inaugurada no Texas
Enquanto algumas bibliotecas precisam incinerar livros por causa de fungos, outras têm acervo desfalcado por falta de retorno dos empréstimos, e o congresso brasileiro aposta que a aprovação de uma lei vai viabilizar a construção de mais de 50 bibliotecas por dia, novos modelos de bibliotecas digitais começam a aparecer nos Estados Unidos. Em abril foi a inauguração da Biblioteca Nacional Digital, a menina dos olhos do historiador de Harvard Robert Darnton. A outra novidade veio do Texas. No último final de semana o estado americano inaugurou a Biblio Tech, uma biblioteca sem livros físicos, em Bexar County. A biblioteca digital oferece um catálogo de 10 mil e-books a 1.7 milhão de residentes da região. O empréstimo é gerenciado por um aplicativo da biblioteca, que conta quantos dias o leitor tem para terminar o livro. A Biblio Tech possui também um prédio físico, com 600 e-readers e 48 computadores, além de laptops e tablets, segundo o site da biblioteca.
Por Iona Teixeira Stevens | PublishNews | 16/09/2013
Fonte: https://ebookpress.wordpress.com/2013/09/16/
OI LANÇA BIBLIOTECA VIRTUAL, A OI BOOKSTORE
A biblioteca tem cerca de 2.500 títulos, divididos em 11 categorias, como arte, literatura brasileira, medicina, filosofia e ciências sociais. O app oferece a opção de adicionar marcadores nas páginas, aumentar ou reduzir o brilho e a fonte do texto e compartilhar o que está lendo pelo Twitter ou Facebook.
“A iniciativa está dentro da nossa plataforma de conteúdo de educação, que está sendo construída há algum tempo, e oferece cursos online para as pessoas, como de idiomas. Na Oi Bookstore, o cliente escolhe três livros para baixar simultaneamente e pode ler sem estar conectado à Internet. O assinante pode ficar com os livros o tempo que quiser, e quando acabar, pode trocar, como em uma biblioteca real”, diz Roberto Guenzburger, diretor de produtos e mobilidade da Oi.
O serviço é uma parceria em regime white label com a Verisoft. “Estamos com uma perspectiva bem positiva em relação ao serviço, que será aderido primeiro pelo público jovem, cujo interesse por novos serviços é maior. Mas o público mais velho pode se interessar mais para frente, porque o serviço traz uma conveniência muito grande: não é preciso carregar livros pesados e o celular está sempre conosco”, completa Guenzburger.
Para ser assinante da Oi Bookstore, o cliente pode enviar um SMS com a palavra ‘livros’ para o número 644 ou se cadastrar pelo site. Caso o dispositivo do usuário não seja compatível com o app, ele pode acessar os livros pelo site.
Por Marina Tsutsumi | MobileTime

